domingo, 28 de abril de 2013

União Europeia vai oferecer 40 cursos online gratuitos

Portugal é um dos onze países que vão integrar a iniciativa “MOOC”, no âmbito da qual estarão disponíveis gratuitamente cerca de 40 de cursos ‘online’, em 12 línguas diferentes, anunciou esta terça-feira a Comissão Europeia.
A iniciativa, que conta com o apoio do executivo comunitário, é liderada pela Associação Europeia de Universidades de Ensino à Distância (EADTU) e envolve, principalmente, universidades abertas em Portugal, França, Itália, Lituânia, Holanda, Eslováquia, Espanha, Reino Unido, Rússia, Turquia e Israel. Cerca de 40 cursos estarão disponíveis gratuitamente e em 12 línguas diferentes (as 11 línguas dos parceiros e o árabe) no âmbito desta iniciativa.

Os temas dos cursos, adianta a Comissão Europeia, “vão da matemática à economia, passando pelas competências digitais, o comércio electrónico, as alterações climáticas, o património cultural, a responsabilidade social das empresas, o moderno Médio Oriente, a aprendizagem das línguas e a escrita de ficção”.
Cursos gratuitos, diplomas pagos

Os cursos podem ser frequentados num período determinado ou a qualquer momento e têm, “geralmente, uma duração de 20 a 200 horas de estudo”, segundo a Comissão Europeia.
Uma vez concluídos os cursos, os alunos poderão receber um certificado de conclusão, um distintivo, ou um crédito certificado que pode contar para um diploma de fim de estudos.

Neste último caso, explica Bruxelas, os alunos terão de pagar o certificado, que pode custar entre 25 e 400 euros, dependendo da duração do curso (o número de horas lectivas) e da instituição.
http://www.openuped.eu/courses


2ª Seminário sobre Energia Nuclear - Aspectos Econômicos, Políticos e Ambientais

2ª Seminário sobre Energia Nuclear - Aspectos Econômicos, Políticos e Ambientais
Dia 22/05 - De 14hs às 16h. A Segurança nas Usinas Nucleares Pós-Fukushima.
De 16h30 às 18h30. Acidentes Nucleares e Radioativos: Impactos Socioambientais.
De 19h às 20h40. Aplicações das Radiações Ionizantes: Riscos e Benefícios.

23 de maio - De 14hs às 16h. O Programa Nuclear da Marinha do Brasil.
De 16h30 às 18h30. Matrizes Energéticas e Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
De 19h às 20h40. As Usinas Nucleares de Angra dos Reis e o seu Entorno.
OBS: Link onde pode ser feito o download da ficha de inscrição
http://www.abdan.org.br/cursos.asp?id=1

LAICO

Laico significa o que ou quem não pertence ou não está sujeito a uma religião. O termo “laico” tem sua origem etimológica no Grego “laikós” que significa “do povo”
O laicismo é uma doutrina que defende a ausência de qualquer obrigação de caráter religioso nas instituições governamentais.
É uma posição que visa a laicidade, ou seja, a não intervenção da religião no Estado.
A qualidade de ser laico pressupõe a não interferência da igreja em assuntos políticos e culturais. Quando se fala em Estado laico, existe a ideia de neutralidade sobre questões religiosas.
Deve haver liberdade para os cidadãos manifestarem a sua fé religiosa, qualquer que ela seja, sem haver controle ou imposição de uma religião específica.