segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Aula inaugural da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, no Ceará

O representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Hélder Muteia, participou na última quarta-feira (25/5), em Redenção (CE), da aula inaugural na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). A aula foi proferida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. 

De acordo com Haddad, o projeto político-pedagógico da universidade tem na base a formação de jovens que, após formados, trabalharão no desenvolvimento de suas nações. É também papel da UNILAB promover o intercâmbio educacional do Brasil com países da África e, especialmente, entre instituições de educação superior. Segundo o ministro, está em estudo a possibilidade de universitários brasileiros e africanos cumprirem parte da graduação no Brasil e parte na África.
A concretização da UNILAB, com o início das atividades acadêmicas, foi avaliada pelo ministro do ensino superior, ciência e inovação de Cabo Verde, Antonio Correa e Silva, como símbolo da parceria entre o Brasil e nações africanas e do aprofundamento da integração acadêmica e cultural.
Aula inaugural da UNILAB, com a participação do representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Hélder Muteia. Foto: FAO.


Um dos propósitos da UNILAB é formar pessoas aptas para contribuir para a integração do Brasil com os países da África, em especial com os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da região. Esta integração se realizará pela composição de corpo docente e discente proveniente não só das várias regiões do Brasil, mas também de outros países e do estabelecimento e execução de convênios temporários ou permanentes com outras instituições da CPLP. Outra finalidade da Universidade é ter na graduação 50% das vagas ocupadas por africanos e 50% por brasileiros.

Os africanos que compõem a primeira turma da UNILAB vêm da Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola, Timor-Leste e Cabo Verde. São 43 jovens, selecionados pelas embaixadas do Brasil em cada país. A seleção dos estudantes brasileiros teve como base o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, combinado com um bônus para estudantes de escolas públicas.
As aulas na UNILAB começaram no início deste mês, com cerca de 300 alunos matriculados nos cursos de agronomia, enfermagem, licenciatura em ciências da natureza, matemática, administração pública e engenharia de energias.
Sede da Universidade
A UNILAB está localizada no município de Redenção no Estado do Ceará e está a 66 km de distância da capital Fortaleza, aproximadamente 1h de carro seguindo pela rodovia CE-060. O nome da cidade é decorrente do fato de que Redenção foi o primeiro município brasileiro a abolir a escravidão anos antes da Lei Áurea.
Cidade simples e acolhedora, sua população é de aproximadamente 25 mil habitantes. A temperatura da cidade normalmente varia entre 24°C e 35°C, podendo cair à medida que se sobe as trilhas da serra. O município conta com atrativos naturais, históricos e culturais. A cidade conta com o Monumento da Negra Nua, Fazenda da cachaça Douradinha, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário